quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As primicias

As primícias referem-se a uma questão de honra.
Por que DEUS quer nossas primícias? Em uma resposta objetiva, seria por uma questão de honra. Para entender melhor isso, imagine as seguintes ilustrações: um namorado que puxa a cadeira para sua namorada sentar PRIMEIRO; um noivo que abre a porta do carro para que a noiva entre PRIMEIRO; um marido que serve o prato de sua esposa PRIMEIRO. Simplesmente por uma questão de honra.
As primícias compõem uma lei espiritual criada por DEUS. Todos os bens servem primeiro para honrar o SENHOR. Por exemplo, se eu quero comprar algo, então primeiro preciso submeter meu desejo a essa condição: honrar a DEUS.
“Portanto, diz o SENHOR DEUS de Israel: na verdade dissera Eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam, serão desmerecidos.” (1 Samuel 2: 30)
Esse é um compromisso assumido por DEUS, mas pense bem, qual é a honra mais valiosa? Honra espiritual ou material?
Quando fazemos isso com a pessoa que amamos, estamos honrando-a, distinguindo-a das demais pessoas e do que é comum. Entregar as primícias a DEUS é honrá-Lo, entregar o melhor a Ele e distingui-Lo de tudo e de todos. È isso que representa
117
o princípio espiritual das primícias. DEUS não quer as sobras e as migalhas, Ele quer as primícias e a honra.
“Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso terá ele agrado de ti, e te será favorável? Diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 1: 8)
As primícias significam a melhor parte de algo.
As primícias representam um dízimo retirado da melhor parte, sendo a primeira parte de um todo. Imagine uma banca de frutas que é inaugurada as 08hs. Com certeza, no horário de abertura estarão as melhores frutas. As 10hs estarão as frutas medianas. E as 12hs estarão as sobras das frutas, aquelas que não foram vistosas aos olhos dos consumidores. Você como consumidor, preferiria as frutas das 08hs ou as frutas das 10hs? O que dirá então das frutas das 12hs? Com DEUS, funciona assim também.
“Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo, tirado dos melhores despojos.” (Hebreus 7: 4)
“Assim também apresentareis ao SENHOR uma oferta de todos os vossos dízimos (...) de todas as vossas dádivas apresentareis toda a oferta do SENHOR: do melhor delas, a parte que lhe é sagrada.” (Números 18: 28 e 29)
Quando entregamos as primícias de nosso salário, precisamos entregar do salário inicial, sem os descontos pelas leis humanas e tampouco dos descontos de nossas despesas mensais. Na dúvida, seja prudente e cauteloso, e ligeiro, e arredonde a sua conta sempre para mais.
As primícias nos indicam que todas as primeiras partes de qualquer área da vida pertencem a DEUS. Isso é declarar, com atitudes, que DEUS sempre está em primeiro lugar na vida, e que Ele é o que temos de melhor.
“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação (oferenda) de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.” (Ezequiel 44: 30)
Quando as primícias são santificadas, todo o demais também é.
Ao entregarmos as primícias de algo, temos a garantia de que todo o restante daquilo que foi entregue também será santificado. Esse é um princípio espiritual que já era observado pelos sacerdotes nos tempos do antigo testamento.
“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando chegardes à terra em que vos farei entrar, ao comerdes do pão da terra, apresentareis oferta ao SENHOR. Das primícias da vossa farinha grossa apresentareis um bolo como oferta; como oferta da eira, assim o apresentareis. Das primícias da vossa farinha grossa apresentareis ao SENHOR oferta nas vossas gerações”. (Números 15: 18-21)
118
O povo deveria preparar a massa, separar a décima parte e levá-la ao templo, ao SENHOR.
“E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.” (Romanos 11: 16)
As raízes vêm primeiro, já seus ramos são conseqüências da condição em que se encontram as raízes. Quando entregamos as primícias da nossa renda, além de honrar a DEUS, fazemos com o que ficou em nossas mãos seja santificado. O conceito de primícias vale não só para área financeira, mas também para outras áreas.
 Para se ter o dia todo santificado, santifique as primícias do dia: acorde mais cedo e separe esse tempo pra orar, ler, buscar a direção de DEUS, etc.
 Para se ter todo o rendimento santificado, o dízimo deve ser dado como primícias da renda, assim a primeira décima parte entregue a DEUS santifica as outras nove partes que ficaram em nosso poder.
Como entregar as primícias.
A prática das primícias é demonstrada justamente na devolução imediata do dízimo, como a primeira coisa que se deve fazer em se tratando de nossos rendimentos. Agindo dessa maneira, certamente se atrai as bênçãos de DEUS. Aqui está o princípio de que não reteremos aquilo que não nos pertence, ou seja, não se pode ficar com o valor do dízimo parado sob nossa posse ao longo do mês.
Dízimo é algo a ser devolvido como primícias, em primeiro lugar de tudo. Não podemos ficar com um valor que não é nosso e entregar a DEUS quando der, ou entregar aos poucos, ou entregar no final do mês quando todas as contas estão pagas. Se uma pessoa retiver um valor que pertence a DEUS e entregar aos poucos ou quando der, grande será a tentação de gastar esse valor.
“Honra o SENHOR com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbio 3: 9 e 10)
Há ainda pessoas que entregam como suas primícias, o valor do seu primeiro dia de trabalho integralmente e, após isso, devolvem também o dízimo. Nesse caso, entende-se que as primícias do primeiro dia pertencem integralmente ao SENHOR, e, como não são nossas, não podemos calcular o dízimo de algo que na verdade não nos pertence (veja os exemplos práticos no capítulo 18).
O que DEUS quer nos ensinar sobre as primícias é que não podemos gastar aquilo que não nos pertence, seja o primeiro dia de ganho, ou a primeira décima parte da renda, e que primícias e dízimo devem estar em primeiro lugar da lista de nossas prioridades financeiras.
119
As primícias são anteriores à Lei.
Da mesma forma que o dízimo e a oferta não foram instituídos na lei de Moisés, as primícias também não foram. Muito antes de a lei mosaica ser regulamentada, já vemos esse princípio em vigor.
“Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho, e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” (Gênesis 4: 2 b - 5 a)
Abel era um pastor de ovelhas e Caim era um lavrador da terra. Obviamente, a oferta de Abel seria um cordeiro, e a oferta de Caim seria o fruto da terra. Portanto, ambos ofertaram a DEUS.
Há algumas interpretações que acham que DEUS não aceitou a oferta de Caim por ela não ter sido um cordeiro (com isso não sendo uma tipificação da oferta de JESUS). Respeitamos essa visão, mas entendemos que não foi isso que DEUS levou em conta.
Quando a bíblia cita os filhos de Adão e Eva, os irmãos Caim e Abel, ela refere-se a ofertas e não a dízimos. O que ambos entregaram a DEUS foram ofertas. O ofício de Caim era o de lavrar a terra, e por isso ele entregou uma oferta do fruto da terra (vegetais, cereais, etc). O ofício de Abel era pastorear ovelhas, e por isso ele entregou uma oferta de seu rebanho.
De acordo com a definição da palavra primícias, ambos deveriam ter apresentado a DEUS o primeiro resultado de seus trabalhos, independente de qual fosse a oferta. Mas não foi isso que aconteceu, já que Abel agiu de acordo com esse princípio espiritual, e Caim não. Devemos atentar para o que o versículo 3 nos diz: “aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim... Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho...”
Abel colocou DEUS em primeiro lugar, já seu irmão colocou DEUS por último, no final, no fim de uns tempos. Foi por essa razão que DEUS se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim. Mas não pense que DEUS foi injusto com Caim, antes veja a continuação dessa história.
“Então disse o SENHOR: por que andas irado? E por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4: 6 e 7)
A maneira como DEUS fala com Caim após ter rejeitado sua oferta indica que no fundo ele sabia como agir e honrar o SENHOR. Ele não fez isso porque não quis, e mais do que isso, escolheu o caminho do pecado.
“Disse Caim a Abel, seu irmão: vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” (Gênesis 4: 8)
Mas o que fez DEUS aceitar a oferta de Abel e recusar a oferta de Caim? A bíblia nos diz que Caim ofertou no final de uns tempos e Abel ofertou as primícias. “No final de uns tempos” pode ser entendido como algo que sobrou, que não mais seria utilizado. Já as primícias são consideradas as melhores partes, de qualidades superiores.
120
As primícias são exclusivas.
Para colhermos, precisamos antes de tudo plantar. Sem plantio não haverá colheita. Sem semeadura não haverá prosperidade. Se plantarmos, colheremos. Se semearmos haverá prosperidade em nossa vida. Mas se pararmos de plantar, a colheita também cessará. Se pararmos de semear, faremos com que a prosperidade apenas passe diante de nossos olhos.
“Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos em tudo para toda a generosidade, a qual faz que por nosso intermédio sejam tributadas graças a DEUS.” (2 Coríntios 9: 10 e 11)
A primeira semente tem origem em DEUS. Por esse motivo, as primícias são de exclusividade Dele. Toda semente precisa ser lançada na terra para que venha a produzir e frutificar. Se o lavrador come a sua semente, ele não terá produção, ele não terá colheita. As primícias são exclusivamente do SENHOR. Não podemos comer as sementes, caso contrário, nossos celeiros se esvaziarão com o passar do tempo.
DEUS dará maiores oportunidades aos que semeiam, para que estes sempre continuem semeando. E o resultado sempre será mais abundante, pois existe uma lei espiritual por detrás desse princípio. É o que acontece com o agricultor plantando e colhendo. Sempre haverá boa colheita ao que planta corretamente, tanto em termos espirituais quanto em termos materiais, mas acima de tudo, que a colheita seja primeiramente espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário