quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escrever artigos para ganhar dinheiro

Iniciar uma actividade freelancer não é o bicho de sete cabeças que muitas pessoas julgam. 

Graças ao fácil acesso à internet e à propagação de novidades em diferentes modelos de negócio, torna-se difícil ter pouco conhecimento sobre como funciona a actividade de um freelancer e quais são as principais vantagens de fazer parte deste largo grupo de pessoas, que viram nas suas potencialidades uma oportunidade de ganhar um rendimento extra ou de fazer o seu próprio negócio e estacelecer-se como patrão independente.
 São várias as áreas de prática onde um freelancer pode embarcar, mas hoje, as dicas são dedicadas aos produtores de conteúdo como freelancer. Não sabe o que é? Então não sabe que pode escrever artigos para ganhar dinheiro seja em part-time ou a tempo inteiro.

Escrever artigos, uma actividade com  grande procura
Algumas pessoas perguntam-se como é possível ganhar dinheiro produzindo textos sobre temas tão vastos como a saúde, a beleza, a moda, as finanças, a actualidade, a tecnologia ou a ciência, por exemplo.

 O que acontece é que muitos dos administradores de blogs que se dedicam exclusivamente a essas temáticas, não têm tempo para escrever e actualizar frequentemente o seu sítio com informação nova. Então decidem pagar a alguém para escrever e produzir esses conteúdos informativos. O que é que os administradores ganham com isso? Ganham visitas no seu site (o que traz também dinheiro) e possíveis acordos publicitários. É, portanto, uma situação onde os dois lados da moeda ganham.

Onde encontrar clientes para os seus textos

Para começar a escrever, deve, primeiramente, saber quais as principais formas de arranjar clientes. Felizmente, não é tarefa difícil. Já existem algumas plataformas online, onde não existe contacto directo com um administrador e sim uma equipa, e onde pequenos textos são pagos, na maior parte das vezes, por paypal ou por transferência bancária.

Se preferir contactar directamente com clientes, procure os fóruns de webmasters e de freelancers que existem na Internet bem como páginas de classificados como o OLX por exemplo. Aí encontram-se sempre pessoas que procuram novos redactores para os seus trabalhos. Tenha sempre uma mostra do seu trabalho consigo, para poder enviar aos seus futuros clientes. Desta forma, eles avaliarão se escreve de acordo com aquilo que eles pretendem.

A importância da qualidade e originalidade do que escreve

Não se esqueça que para exercer esta actividade como freelancer, deve saber escrever, sem dar erros ortográficos. Só assim, poderá fazer um trabalho de qualidade. Copiar conteúdo é algo que também deve estar fora dos limites do seu método de trabalho. 
O seu conteúdo deve ser exclusivo e único, pois plagiar é crime. Por isso, é também importante que saiba o que está a fazer e sobre o que está a escrever.
Não diga a clientes que fará um texto sobre um tema da qual não tenha conhecimento. Escolha sempre temáticas e clientes que tenha mais a ver consigo, com a sua área de conhecimento e sobre os quais se sente à vontade para escrever.
 Mostrar profissionalismo durante toda esta actividade e interpretá-la como algo a sério trará maiores vantagens (monetárias e não só) para si.
Existe um mercado em crescente expansão nesta área, seja para escrever em português, inglês, espanhol ou mesmo em francês por isso há que ser selectivo e escolher bem a empresa ou cliente para o qual deseja escrever.
 Mas no final o importante é que compreenda que esta é uma oportunidade fantástica para ganhar algum dinheiro, ou quem sabe fazer desta atividade a sua profissão. Em tempos de crise há oportunidades que não se devem desprezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário