quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ganhando dinheiro na internet



>>> Ganhando dinheiro na internet
Gostaria de saber se esses métodos anunciados de “ganhar dinheiro na internet” são verdadeiros. Têm uns anúncios que citam inclusive o Google.
Johnson

São muitos métodos. Alguns são legítimos, outros não. Primeira regra: não existe mágica. E os esquemas que mais prometem mágica são os “esquemas de pirâmide”.

No esquema de pirâmide o objetivo é vender a mesma coisa que comprou e várias vezes. Então existem “cursos de ganhar dinheiro na internet” em que o “curso” ensina você a vender o próprio curso de ganhar dinheiro na internet (que em geral é apenas arquivos PDF), que só ensina a vender o curso de ganhar dinheiro na internet. Compreende o problema? É uma cadeia fechada. Em um determinado momento, não haverá mais pessoas na Terra para comprar o dito curso, e todos aqueles que compraram o curso por último – que não tem utilidade nenhuma – sairão perdendo.

Por isso o nome é “esquema de pirâmide”. Quem começa o “negócio” e é o primeiro a vender o curso ou o produto que for (o topo da pirâmide) vai ganhar dinheiro. Quem compra por último só leva o prejuízo que sustenta os ganhos daqueles que inventaram o esquema. Como o “curso” só detalha o próprio esquema, qualquer um poderia ter começado a pirâmide sem gastar nada.

Os esquemas de pirâmide são ilegais no Brasil e em vários países do mundo. Alguns são bastante elaborados, como foi o caso do golpista Bernard Madoff.

É claro que existem outras formas de, realmente, ganhar dinheiro com a internet. Uma delas é com anúncios (do Google ou não). Nesse caso, você precisa produzir um website, receber leitores (audiência) e vender os espaços para publicidade. É a mesma coisa que fazer uma revista ou jornal, exceto que não há necessidade de pagar uma gráfica (embora, dependendo do caso, seja necessário pagar um provedor de hospedagem).

Existem ainda sites que pagam para que você preencha formulários de pesquisa (“survey”, em inglês). Isso existe porque empresas pagaram para realizar pesquisas de mercado, ou universidades estão realizando uma pesquisa científica, e é preciso achar pessoas para preencher extensos formulários sobre hábitos cotidianos, por exemplo. Existe, claro, fraudes com esse tema também – em geral quando prometem ganhos grandes demais e exigem que você pague para fazer parte do programa. Lembre-se que, nesse caso, suas informações estão sendo comercializadas diretamente.

Hoje ainda existem, embora sejam mais raros, casos em que um serviço pede apenas que você clique em anúncios para ganhar dinheiro. Isso é “fraude de cliques”, porque o anunciante pagou por cliques interessados, não cliques intencionais. A chance de você eventualmente não ser pago – porque o anunciante detectou fraude e decidiu não pagar pelo anúncio – é grande.

Outra forma é com programas de comissão. Nesse caso, alguém está vendendo algum produto e você ganhará uma parte da venda por ter referenciado pessoas ao produto. Não há problema com isso, de modo geral, exceto por uma questão: algumas das maiores “comissões” oferecidas são de produtos muitos caros, ou sem reputação e de qualidade duvidosa, ou que às vezes não cumprem o prometido.

Mas nem sempre é assim. Existem grandes lojistas on-line que trabalham com programas de parceiros e afiliados. É perfeitamente possível conseguir algum dinheiro, mas se você não tem um site com audiência, vai ser difícil divulgar os produtos para venda sem realizar spam ou atrapalhar seus amigos em redes sociais.

Resumindo, é preciso avaliar cada caso. Em geral, se for solicitado um investimento antes que você possa participar do programa, vale duvidar. Existem muitos programas que não exigem pagamento algum e você pode tentar participar sem realizar nenhum investimento. A ideia é ser pago por trabalhar, não pagar para trabalhar.
http://g1.globo.com/platb/seguranca-digital/2012/11/21/pacotao-como-ganhar-dinheiro-na-interrnet-e-seguranca-da-nuvem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário